Putin, que enviou saudações aos participantes do 4º Fórum Empresarial Russo-Chinês sobre Energia, que está sendo realizado na capital, destacou que este setor é uma das áreas-chave e mais dinâmicas da cooperação econômica bilateral.
Explicou que Moscou e Beijing assegurarão um alto nível de laços nos setores de petróleo, gás, carvão e energia nos próximos anos.
A este respeito, ele destacou que a Rússia e a China estão implementando projetos conjuntos em larga escala sobre usinas nucleares em território chinês e sobre a produção de gás natural liquefeito.
Por sua vez, o Chefe de Estado observou que o Fórum Russo-Chinês de Negócios de Energia desempenha um papel cada vez mais importante na ampliação da cooperação dos dois lados no setor energético, pois proporciona um diálogo regular entre agências governamentais e especialistas de cada país.
O desenvolvimento de uma plataforma única de informação e análise sem dúvida abrirá novas oportunidades para a implementação de iniciativas comerciais mutuamente benéficas, concluiu.
lam/gfa/bm