O responsável especificou que será necessário esperar algum tempo por uma nova proposta de reunião, que não acontecerá de um dia para o outro.
Segundo Riabkov, são os Estados Unidos que devem iniciar a retomada do diálogo sobre estabilidade estratégica com a Rússia, e as negociações nessa área só são possíveis se Washington estiver disposto a manter uma conversa em pé de igualdade.
A Rússia não tomará a iniciativa, e age de acordo com a lei do gênero, sem dela se desviar, e sendo a contraparte quem decidiu pôr fim a esse diálogo, cabe a ela restabelecê-lo, se julgar apropriado, Riabkov respondeu quando questionado sobre as perspectivas das negociações sobre o assunto.
Acreditamos que o diálogo é possível exclusivamente com base no princípio do equilíbrio de interesses e na busca de denominadores comuns, não podendo haver imposição unilateral, acrescentou.
Se os estadunidenses estiverem cientes disso, se trabalharem dessa forma, há uma oportunidade, se não, não há perspectivas para esse diálogo, mesmo que seja retomado, disse o vice-chanceler.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia anunciou na véspera que a reunião da Comissão Consultiva Bilateral da Rússia e dos Estados Unidos sobre o START III, marcada para terça-feira e 6 de dezembro no Cairo, foi adiada.
A Rússia e os Estados Unidos assinaram o tratado START III em 2010.
Em fevereiro de 2021, Moscou e Washington estenderam esse acordo por mais cinco anos.
mgtgfa/ls