Embora a auréola fantástica deste site seja tão fictícia quanto um objetivo não permitido pelo VAR ou pela trama dos filmes que hospedou nos anos 40, várias narrativas tecem a história de Film City – como também é chamada – ao longo dos anos.
Recriação contemporânea de uma antiga aldeia árabe, o espaço parece uma alucinação no meio do nada, com palmeiras adicionando um pouco de cor à paisagem árida sem fim e ao bege das instalações desabitadas.
Aninhada atrás de um cânion no deserto da península de Zekreet, Film City satisfaz a curiosidade dos turistas e sacia a sede dos aventureiros, que ficam impressionados com o azul esverdeado do oásis, em contraste com as dunas, as condições do terreno para chegar ao local e a distância de qualquer indício de civilização.
Construída nos anos 40 para filmar séries de televisão, a área está impregnada de mitos e lendas em torno de seu surgimento como cenário para uma grande produção hollywoodiana ou um filme árabe.
Em meio a todas as fábulas, fica claro que este lugar abandonado é uma oportunidade atraente para desfrutar do silêncio e aprender sobre a cultura local, um dos principais projetos dos organizadores do Qatar 2022.
Como se fosse um teste para acessar um mistério milenar, a rota para conhecer a cidade requer passar por um túnel, então o mapa indica para seguir a bússola em direção ao norte e cruzar o terreno surreal, cuja superfície pedregosa é transformada em areia.
As cristas, além disso, criam uma estrutura em miniatura semelhante a um canyon, e uma coleção esférica de pedras guarda a área, enquanto palmeiras marcam o caminho improvisado para o vale, que tem edifícios agrupados ao redor da praça, com pesados portões de madeira, torres e mesquitas com pontos de vigia.
Diante da agitação constante do futebol, a Cidade Fantasma é o espaço perfeito – até mesmo exclusivo – para liberar a pressão que se acumulou em meio às surpresas do evento esportivo. Um sopro de tranquilidade longe da azáfama dos estádios e das luzes das modernas Doha e Lusail.
lam/jdg/bm