No Conselho da Federação, o também Presidente do Conselho de Estado da República de Cuba manteve um breve encontro com a líder da câmara alta Valentina Matvienko, após o qual falou perante o plenário de deputados russos.
Ao final da reunião no Conselho da Federação, Lazo e a delegação que o acompanhava prestaram homenagem ao soldado desconhecido junto aos muros do Kremlin.
Na última atividade da sessão da manhã de seu primeiro dia de visita à Rússia, o líder cubano manteve um encontro com o presidente da Duma Estatal, Viacheslav Voronin.
Ambos os interlocutores destacaram o bom nível das relações bilaterais entre os governos e parlamentos de Cuba e da Rússia, evidenciadas durante a recente visita do Presidente Miguel Díaz-Canel a Moscou.
Volodin destacou que Cuba, mais que um parceiro estratégico, é um país exemplar na luta que trava há décadas por sua independência e soberania contra um vizinho poderoso que não poupou recursos contra a ilha caribenha.
Por sua vez, Lazo agradeceu o interesse demonstrado pelos parlamentares russos em estreitar as relações entre os órgãos legislativos de ambos os países e destacou que, nas atuais condições, estreitar esses laços é uma necessidade para Rússia e Cuba.
Como ponto culminante da reunião, Lazo e Volodín assinaram a ata de constituição da Comissão de Colaboração entre a Duma Estatal da Federação Russa e a Assembleia Nacional do Poder Popular da República de Cuba.
Da mesma forma, ambos os líderes parlamentares concordaram que a primeira sessão da referida comissão será realizada no próximo mês de fevereiro em Havana.
À tarde, o presidente do parlamento cubano terá um novo encontro com a presidente do Conselho da Federação, Valentina Matvienko.
Terminada a reunião, Lazo entregará a Matvienko a Ordem de Solidariedade, outorgada pelo Presidente da República de Cuba por proposta do Conselho de Estado.
mem /gfa/cm