5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Levantar a cortina do Festival de danças populares em Cuba

Levantar a cortina do Festival de danças populares em Cuba

Havana, 30 de nov (Prensa Latina) O Festival Internacional de danças populares e de salão chega hoje aos palcos desta capital, com uma edição dedicada a enaltecer o poder da dança como expressão de identidade e exaltar a rumba cubana.

Até o dia 4 de dezembro, o evento vai homenagear esse gênero musical de dança que faz parte da seleta lista representativa de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Organizado pela Companhia de Dança Tradicional JJ, o encontro será dedicado à professora Nieves Fresneda García, decana das danças folclóricas da ilha e fundadora das primeiras escolas de instrutores desta especialidade e do Conjunto Folclórico Nacional.

Sob o lema dance! Cubano? Let’s go pa’llá, a edição de 2022 vai aproximar o público de ritmos como contradanza, danzón, mambo, guaracha, pilón, pa-cá, moçambique, changüí, casino, danças afro-cubanas, entre outros, com o intuito de relembrando sua história e exibindo os elementos que os definem.

Conforme relatado pelo diretor do evento, Johannes García, a escolha da rumba como eixo central do evento é coerente com seu lugar como parte das raízes da nação caribenha, cujos gestos estão impressos na cultura, de forma que pode ser percebida em gêneros como salsa, cha cha chá, timba, entre outros.

Em coletiva de imprensa, o Prêmio Nacional de Dança (2020) destacou que o festival é patrocinado pelo Conselho Nacional de Artes Cênicas, por meio de sua agência de marketing Caricatos e terá como sedes principais o Anfiteatro do Centro Histórico de Havana e o Florida Teatro.

“Queremos dar às nossas novas gerações essa marca da tradição dançante da ilha, assim como aos estrangeiros que chegam, pois é preciso mostrar a eles como são essas danças”, explicou o maestro, que garantiu que “Cuba tem muitas danças.” que fazem parte do catálogo recreativo de vários países do mundo.

No colóquio serão ministradas palestras magistrais e um workshop sobre as diferentes danças, enquanto a programação propõe exposições de artesanato, drinks dedicados ao festival, o lançamento de duas fragrâncias e a atuação de companhias como JJ e Raíces Profundas.

Da mesma forma, o encontro visa estimular o sentimento de pertencimento às nossas danças populares nas novas gerações e mostrar ao mundo a autêntica identidade patrimonial dessas expressões.

O evento contará com um espaço acadêmico, cujas conferências e apresentações serão ministrados por destacados especialistas como Bárbara Balbuena, Juan García Fernández, Siria María Robles, Oddebí García Fabart, Yunier García Hernández, Nancy Zamora Díaz, Daisy Villalejo, Enrique Milá Castro, Rubén Rodríguez e Alfredo O’Farril Pacheco.

oda/lbl / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES