A entidade informou por meio de nota que essa conquista ocorreu durante a décima sétima reunião do Comitê Intergovernamental para a Proteção do Patrimônio Cultural Imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), realizada na capital marroquina, Rabat.
Parabenizou a Síria e agradeceu a todos que participaram e apoiaram a preparação deste arquivo, especialmente os especialistas, músicos, compositores e artesãos que amam seu patrimônio.
Também agradeceu ao Fundo de Desenvolvimento da Síria por seus grandes esforços na preparação e reprodução do arquivo e pelo acompanhamento junto às autoridades da Unesco.
O alaúde é um instrumento de cordas tradicional tocado na Síria e consiste em uma caixa de som em forma de pêra feita de madeira de nogueira, rosa, choupo, ébano ou damasco.
O músico coloca o instrumento de braço curto na perna, tocando com uma mão e dedilhando os acordes com a outra.
No ano passado, a Unesco aprovou a inscrição de Al-Qudad -as canções tradicionais de Aleppo- na lista do Patrimônio Imaterial da Humanidade, enquanto em 2019 também foram incluídos o plantio da rosa de Damasco e as práticas artesanais relacionadas a ela.
jf/fm / fav