O valor da despesa representa um crescimento de 15,1 por cento face ao mesmo período do ano anterior, aponta um relatório do Gabinete Geral de Estatística.
No entanto, o volume de investimento direto estrangeiro (IDE) captado nesse período foi de cerca de 25,14 bilhões de dólares, o que se traduziu num decréscimo homólogo de cinco pontos percentuais, refere a agência.
A maior parte do capital desembolsado foi para a indústria transformadora e com 15,52 bilhões de dólares, ou 78,8 por cento do total, seguindo-se o setor imobiliário com 1,44 bilhões de dólares (7,3 por cento).
No período de referência, acrescentou a fonte, o IDE fluiu para 19 dos 21 setores económicos nacionais e os 994 projetos em curso aumentaram o seu investimento inicial num total de 9,54 bilhões de dólares.
De acordo com a Agência de Investimento Estrangeiro do Ministério de Planejamento e Investimento vietnamita, o aumento do capital adicionado confirma a confiança dos investidores estrangeiros na economia e ambiente de investimento deste país do Sudeste Asiático.
Em relação aos investidores, vieram de 107 países e territórios e Singapura manteve o primeiro lugar com cerca de 5,78 bilhões de dólares, seguida do Japão (4,6 bilhões) e da Coreia do Sul (4,1 bilhões).
Por outro lado, apurou-se que os investidores do Japão, Coreia do Sul e Singapura continuam a procurar oportunidades de fusões e aquisições (M&A) no Vietnã.
Dados da consultora de negócios KPMG citados pela agência de notícias VNA indicam que o mercado vietnamita de M&A atraiu cerca de 5,7 bilhões de dólares ao abrigo de 345 acordos assinados durante os primeiros 10 meses de 2022.
A este propósito, o chefe da divisão transfronteiriça da corporação japonesa Recof, Masataka Sam Yoshida, explicou que as empresas do seu país estão a promover esforços para a assinatura de acordos estratégicos com parceiros desta nação da Indochina.
O Vietnã tornou-se um destino favorito para os investidores japoneses, graças ao seu potencial de alto crescimento e ao fato de estar passando da produção para o mercado consumidor.
jf/mpm / fav