5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba reafirma amizade e solidariedade com a Palestina

Cuba reafirma amizade e solidariedade com a Palestina

Havana, 2 de dezembro (Latin Prensa) Representantes de Cuba reafirmaram hoje a amizade e a solidariedade da nação do Caribe com o povo da Palestina, em um ato realizado na sede da União Árabe de Cuba.

Estamos orgulhosos dos laços de nossa irmandade, disse o presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), Fernando González, quando intervier em comemoração, dedicado ao Dia Internacional de Solidariedade com a Palestina, o 34º aniversário da proclamação da que Estado e 48 anos de estabelecimento de relações diplomáticas.

Ele ressaltou que o melhor tributo é contribuir para a construção de um estado palestino dentro das fronteiras antes de 1967, com Jerusalém Oriental como sua capital e chamou para participar da ação na batalha que o povo irmão luta.

Na presença do embaixador palestino em Havana, Akram Samhan, o chefe do ICAP condenou os crimes de Israel em sua ansiedade anexacionista, contra uma população inocente e desarmada.

Também ratificou a posição cubana de apoiar uma solução justa, ampla e duradoura para o conflito, que garante aos palestinos exercer seu direito inalienável à paz e à autodeterminação.

Ele rejeitou o apoio dos Estados Unidos a Israel e a impunidade com que ele comete atos violentos, e disse que todos os revolucionários do mundo deveriam se pronunciar contra essa guerra racista.

O presidente da Associação Cubana das Nações Unidas, Norma Goicochea, disse, em nome da sociedade civil da ilha, eles são uma vergonha para a humanidade.

Ele condenou os planos e ações anexacionistas de Israel e suas práticas colonizadoras, e reivindicou a cessação da violência e agressões contra civis e pessoal de saúde.

O embaixador Akram Samhan agradeceu à solidariedade histórica de Cuba com seu povo e reafirmou a vontade de continuar lutando pela liberdade e pela paz.

Embora este tenha sido um ano muito cruel, onde em apenas 72 horas

10 palestinos perderam a vida, não aceitaremos um futuro com paredes, disse ele.

Continuaremos a defender nosso direito à paz e reconhecimento do povo palestino como membro completo da ONU, acrescentou.

O ministro dos Transportes Cubanos Eduardo Rodríguez participou do evento; O vice -chefe do Departamento de Relações Internacionais do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, Juan Carlos Marsán; o vice -ministro das Relações Exteriores Anayansi Rodríguez; Membros do Corpo Diplomático credenciados em Havana; Funcionários do parlamento da ilha e estudantes palestinos.

LAM/KMG/dnsa

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES