Saiu, entrou, triunfou. A expedição da liberdade, com #Fidel no comando. Obrigado à Geração Histórica. Feliz aniversário e feliz #DíaDeLasFAR #66DeVictorias, escreveu o presidente no Twitter.
Em 2 de dezembro de 1956, 82 expedicionários liderados pelo Comandante-em-Chefe Fidel Castro desembarcaram na praia de Las Coloradas, atual província de Granma, prontos para serem livres ou mártires.
Esses jovens chegaram do México e formaram o núcleo do Exército Rebelde que combateu a ditadura de Fulgencio Batista (1952-1959) nas montanhas da Sierra Maestra.
Após o triunfo revolucionário de 1º de janeiro de 1959, a fusão das forças rebeldes com as milícias operárias, camponesas, estudantis e universitárias deu origem à criação das FAR, organização constituída em outubro daquele ano como Ministério e dirigida até 2008 pelo General de Exército Raúl Castro.
As FAR são constituídas pelos quatro Corpos de Exército: Ocidental, Central, Oriental e Juvenil Operário, tendo como missão não só a defesa desta nação antilhana, como também o contributo em vários países africanos para os processos de libertação nacional e o fim de apartheid.
mem/evm/ls