Mishustin, que se dirigiu ao Russian-Uzbek Business Forum na sexta-feira, disse que seu governo tem tudo o que precisa para estabelecer uma cooperação comercial, econômica, de projetos e de investimentos multifacetada com seus vizinhos mais próximos, e o Uzbequistão é um deles.
“Construímos relações baseadas nos princípios de igualdade, respeito mútuo e consideração dos interesses um do outro”, ressaltou Mishustin.
A Rússia é um dos principais parceiros comerciais do Uzbequistão, e os resultados do ano passado indicam que ela ocupa o primeiro lugar no faturamento do comércio exterior, à frente da China, com uma participação de cerca de 18%, acrescentou ele.
Este ano, também, há uma boa dinâmica, e é importante manter as tendências positivas, disse o primeiro-ministro russo.
O alto funcionário considera necessário lançar projetos de cooperação industrial direta, inclusive em engenharia mecânica, farmacêutica, infraestrutura de transporte e agricultura.
A expansão dos esquemas logísticos e a formação e melhoria dos corredores de transporte contribuirão significativamente para a modernização dos setores econômicos e aumentar a competitividade das empresas, concluiu Mishustin.
mem/gfa/bm