Havana, 3 dez (Prensa Latina) Cuba comemora hoje o Dia da Medicina Latino-Americana com êxitos no enfrentamento da Covid-19 em sua campanha de imunização com vacinas produzidas nacionalmente e demonstrações de solidariedade com outros povos.
A alta administração do país descreveu como extraordinário o trabalho de médicos, enfermeiros, técnicos de laboratório e técnicos de todos os centros de atendimento do país nos momentos mais complexos da pandemia.
Um dos grandes sucessos -com inestimável contribuição científica- é a campanha de vacinação, na qual já foram administradas à população mais de 42 milhões 540 mil 700 doses.
A taxa de incidência da doença diminuiu significativamente em todas as províncias, assim como a de doentes graves e críticos, casos pediátricos e óbitos, segundo estatísticas do Ministério da Saúde Pública.
Esse resultado epidemiológico favorável é resultado da criação e produção dos imunógenos cubanos Soberana 02, Soberana Plus e Abdala.
Segundo o Ministério da Saúde Pública, 90,3% da população cubana está com o esquema vacinal completo, enquanto mais de 8.655.035 pessoas receberam doses de reforço.
Segundo dados do Escritório Nacional de Estatística e Informação, no final de março deste ano, a população cubana era de 11 milhões 105 mil 814 habitantes. A nação caribenha também celebra o Dia da Medicina Latino-Americana, contribuindo com a saúde do povo mexicano, atendendo aos setores mais vulneráveis.
Na despedida esta semana dos 55 médicos, a primeira vice-ministra do Ministério da Saúde Pública, Ana Margarita Cruz, precisou que nestes 59 anos de cooperação no exterior, os profissionais têm alcançado resultados relevantes.
Isso – destacou Cruz – se reflete na satisfação dos pacientes atendidos, na transformação favorável dos indicadores de saúde e nas vidas salvas, como sinal do humanismo e do altruísmo que caracterizam os profissionais formados pela Revolução Cubana.
O Dia da Medicina Latino-Americana é comemorado todo dia 3 de dezembro, dia que comemora o nascimento do estudioso cubano Dr. Carlos J. Finlay. O Dia do Trabalhador da Saúde também é comemorado no país caribenho.
Finlay descobriu e descreveu a importância do vetor biológico por meio da teoria metaxênica da transmissão de doenças por agentes biológicos, aplicando-a à febre amarela transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
ode/joe/ans
PL-3
2022-12-03T00:01:56