Teerã, 3 dez (Prensa Latina) A partir de hoje, a frota naval do Exército expande sua presença em todas as áreas oceânicas internacionais para escoltar petroleiros e navios comerciais iranianos, confirmou aqui um alto oficial militar.
“Quando as frotas do Irã aparecem nos mares, a mensagem é que este povo, apesar de todas as conspirações, sanções e ameaças (contra eles), manteve sua autoridade no mais alto nível”, disse o comandante da Força. Exército Naval Iraniano, Contra-almirante Shahram.
O alto comando naval disse que a República Islâmica possui equipamentos sofisticados de fabricação nacional e não pede permissão a nenhum poder para ter uma presença poderosa em águas internacionais.
O contra-almirante destacou ainda que o cumprimento das ordens do líder da Revolução Islâmica, o aiatolá Seyed Ali Khamenei, está sempre na pauta da Força Naval do país persa.
A este propósito, aludiu às declarações mais recentes do líder, quando na passada segunda-feira defendeu a plena promoção das capacidades navais do Irão e uma presença mais forte em águas internacionais.
Nos últimos anos, a Força Naval Persa aumentou suas capacidades militares, bem como sua presença em águas internacionais, a fim de garantir a segurança das rotas navais.
O Irã garante que esse desenvolvimento obedece a uma doutrina defensiva e não representa nenhuma ameaça para outros países.
ro/ynr/ans
PL-9
2022-12-03T00:33:29