Moscou, 3 dez (Prensa Latina) O preço mundial do petróleo bruto pode ultrapassar os 100 dólares por barril devido à introdução do teto do preço do petróleo, disse hoje o chefe do Centro Russo de Desenvolvimento Energético, Kiril Melnikov.
O especialista lembrou que as nações da União Europeia (UE) acordaram na sexta-feira um limite máximo regulamentado de 60 dólares por barril para o petróleo russo fornecido por via marítima.
Esta decisão deverá ser aprovada este sábado pelo Conselho da UE, prevendo-se a introdução de um mecanismo de ajustamento que exige que o preço do petróleo importado da Rússia seja pelo menos cinco por cento inferior ao preço de mercado.
O tamanho do limite em si é irrelevante porque as empresas russas não venderão petróleo por esse preço de qualquer maneira, disse Melnikov.
Como resultado, os embarques de petróleo russo serão interrompidos com a ajuda de transportadoras e seguradoras europeias, o que pode reduzir as exportações da Rússia em um milhão. Ou um milhão e meio de barris por dia em dezembro-janeiro, o que aumentará os preços, disse este especialista.
Por sua vez, Aleksánder Potavin, principal analista da Finam, afirmou que o tamanho do teto aprovado pela UE permitiria ao petróleo russo dos Urais reter uma parte significativa do mercado mundial.
Anteriormente, a Rússia anunciou que não fornecerá recursos energéticos para países que limitam os preços dessas matérias-primas e considerou inaceitável a introdução do preço máximo.
ro/gfa/ans
PL-29
2022-12-03T05:05:32