Havana, 3 dez (Prensa Latina) O filme El mundo de Nelsito, do premiado diretor cubano Fernando Pérez, será apresentado hoje no cinema Charles Chaplin desta capital, durante a 43ª edição do Novo Festival de Cinema Latino-Americano.
Competindo na seção de longas-metragens de ficção, Riquimbili, como ficou conhecido o filme de 2022 durante sua fase de rodagem, foi produzido pelo Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (Icaic) em conjunto com a espanhola Wanda Films.
O roteiro foi coescrito pelo próprio diretor e Abel Rodríguez, que voltou a se juntar a Pérez após trabalharem juntos no filme Últimos dias em La Habana (2016).
O drama é desencadeado a partir de um acidente de carro, uma ação que não é a primeira vez que ocupa um papel importante na cinematografia do destacado diretor cubano, como mostram seus filmes Madagascar, A vida está assobiando, Suíte Habana ou A parede de palavras.
A sinopse oficial da fita narra que Nelsito, a vítima do ocorrido, é um adolescente autista de 16 anos que fugiu de casa, e enquanto todos se preocupam com o jovem, sua imaginação o leva a outros momentos e situações, ligado às pessoas ao seu redor.
De volta a casa, já recuperado, Nelsito é saudado pelos personagens que o telespectador já conhece, gerando um clima de descrença sobre quais são os reais, os de agora ou os que o adolescente apresentou por meio de sua subjetividade.
São cinco histórias, portadoras de diversos conflitos, em que todos esses personagens protagonizam as histórias imaginadas por Nelsito desde o acidente e a bordo de sua maca na emergência do hospital, onde foi atendido.
O protagonista que protagoniza a trama é interpretado pelo jovem José Raúl Castro, sem experiência anterior como ator, explicou o portal do cinema cubano.
Duas atrizes fetichistas de Fernando Pérez também participam da nova proposta: Isabel Santos (Clandestinos, La vida es silbar, La pared de las palabras), que interpreta Ana, mãe de Nelsito; e Laura de la Uz, reconhecida dentro e fora de Cuba por suas atuações em Hello Hemingway, Madagascar e La pared de las palabras, e que interpreta Carmela.
No filme, esta última atriz faz o papel de representante de Ana, que além de mãe da protagonista é uma pintora reconhecida internacionalmente.
O elenco também inclui outros pesos pesados da cinematografia da ilha como Jacqueline Arenal, Carlos Enrique Almirante, Paula Ali, Edith Massola e Omar Franco, entre outros.
Em relação ao enredo, os críticos alertaram que El mundo de Nelsito é pensado pelo diretor para que o espectador nunca consiga diferenciar entre a realidade e a imaginação do protagonista, encarregado de narrar as histórias.
ro/mml/ans
PL-6
2022-12-03T00:22:16