Segundo a representação no istmo da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que patrocina o encontro, os participantes do fórum de três dias conhecerão projetos em Havana que integram inovação e tecnologia em políticas públicas.
Nesse sentido, o organismo multilateral indicou que os participantes das oficinas poderão apreciar o trabalho realizado pelo Centro Especializado Sierra Maestra, que desenvolve múltiplos estudos sobre a produção, uso e aproveitamento de plantas com alto teor de proteína em animais e Nutrição humana.
A experiência cubana tem permitido o uso de itens como moringa e folhas de amoreira para alimentar gado e pequenos animais como coelhos e pássaros, ações que têm o objetivo comum de alcançar a soberania e segurança alimentar no país caribenho, segundo a FAO.
Também destaca que Cuba aprovou recentemente a Lei de Soberania e Segurança Alimentar, bem como o Plano de Soberania Alimentar e Educação Nutricional, conteúdos que serão divulgados neste intercâmbio.
Por outro lado, destacam-se as expectativas de conhecer o trabalho do Instituto Nacional de Higiene, Epidemiologia e Microbiologia de alimentos em Cuba, particularmente o desenho de um sistema de monitoramento e avaliação desses indicadores.
Nesta segunda-feira, a delegação cubana também fará uma apresentação sobre os fundamentos da alimentação escolar.
Por sua vez, os delegados do Haiti, onde a agricultura contribui com 25% do Produto Interno Bruto (PIB) e 85% do emprego nas áreas rurais, mostrarão as desigualdades neste âmbito, que fazem com que cerca de 4,1 milhões de pessoas (40% da população ) estão atualmente em situação de grave insegurança, crise ou emergência alimentar.
Globalmente, acrescenta a FAO, o Haiti é o terceiro país mais vulnerável às mudanças climáticas e seus sistemas alimentares são seriamente afetados por eventos extremos, além da falta de infraestrutura e serviços básicos, bem como quase nenhuma integração de inovação e ciência.
Esta reunião no Panamá permitirá, a partir de duas abordagens e situações diferentes, estimular a cooperação Sul-Sul.
jcm/ga/ls