Santo Domingo, 5 dez (Prensa Latina) O histórico líder da esquerda dominicana Iván Rodríguez destacou hoje o 50º aniversário das relações entre Cuba e os quatro primeiros Estados independentes do Caribe: Jamaica, Guiana, Barbuda e Trinidad e Tobago.
Em conversa com a Prensa Latina, Rodríguez destacou a importância da visita do Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, a vários países do Caribe, que terminará em Barbados, sede da VIII Cúpula Cuba-Comunidade do Caribe (Caricom). “A CARICOM tem mantido uma política muito digna de boa vizinhança e relações com Cuba, não se curvando ante as insinuações e ameaças dos Estados Unidos para que adiram ao grupo de países contra os irmãos cubanos”, acrescentou.
Esses países, disse, colocam muito alto que o Caribe é um território soberano e uma zona de paz, que não cede a chantagens e ameaças de nenhuma potência.
O renomado lutador desta nação, um dos promotores da Assembleia dos Povos do Caribe, destacou que as relações Cuba-Caricom “resultaram na multiplicação da amizade, do intercâmbio e da solidariedade em sua luta solidária contra o bloqueio criminoso imposto pelo nação do norte”.
“São essas relações que unem os povos, por isso o líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, em todos os eventos que afetaram qualquer país ou região do mundo, foi um dos primeiros a enviar ajuda, com suas brigadas de médicos e remédios.”, apontou.
Ele destacou a criação por Fidel Castro da Universidade Latino-Americana de Medicina, onde “tantos países de nossa região se beneficiaram e milhares de alunos bolsistas desse centro se formaram e hoje são uma força importante na defesa da saúde”.
Cuba não dá o que sobra, destacou, mas reparte o pouco que tem com seus irmãos e o Caribe pode dar fé e testemunho da grandeza da Revolução Cubana.
O também líder do Movimento Pátria para Todos reiterou seu compromisso com Cuba hoje e sempre.
A CARICOM surgiu em 4 de julho de 1973 com a assinatura do Tratado de Chaguaramas por 15 países: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Monserrat, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinidad e Tobago.
jf/ema/ls