Doha, 5 dez (Prensa Latina) Kylian Mbappé pode se tornar o melhor jogador de futebol das Copas do Mundo? Essa pergunta ronda os pensamentos de milhões de pessoas hoje após seu show na última partida da França no Catar 2022.
A luta em questão tem inúmeras histórias reservadas, mas a marca do francês é inquestionável e permanecerá indelével aconteça o que acontecer nas quartas de final contra a Inglaterra, um confronto de forças entre duas das seleções mais esclarecidas do Oriente Médio.
Num Estádio Al Bayt lotado de ponta a ponta, o avançado do Paris Saint-Germain demonstrou frente a Polônia (3-1) porque é que os holofotes sempre se centram na sua figura e o seu nome torna-se motivo de debate no futebol. esporte em si.
Com apenas 23 anos, o atacante se tornou o primeiro jogador capaz de bisar nas oitavas de final em dois mundiais consecutivos, já que na Rússia 2018 usou algumas injeções para “vacinar” (e aliás eliminar) o argentino de Lionel Messi (4-3) na Arena Kazan.
Agora deu seu enésimo golpe de autoridade e comanda a tabela de artilheiros em solo árabe, com cinco, à frente de sete colegas, entre eles Messi e seu compatriota Olivier Giroud, todos donos de três perfurações.
Em meio a tal situação, alguns dados viralizaram nas redes sociais: Mbappé marcou nove gols em apenas dois torneios mundiais, a mesma quantidade que o astro argentino tem e um a mais que o português Cristiano Ronaldo, que também estiveram nas competições de 2006, 2010, 2014 e 2018.
Ver a porta tantas vezes antes de completar 24 anos é algo inusitado. Nem Edson Arantes do Nascimento, o “Pelé”, nem o “Fenômeno” Ronaldo Luís Nazário, nem o artilheiro de todos os tempos do evento, Miroslav Klose, ostentaram tal recorde na mesma idade.
Quão longe isso vai? Ninguém sabe, é simples assim, embora superar as 16 perfurações de Klose pareça realmente viável, além de juntar as lendas com alguns troféus, detalhe inatingível para “La Pulga” e “CR7”, que têm a última chance de vencer no Catar . alcançar a glória.
“É excepcional”, disse Jules Koundé sobre seu compatriota. “Mas o mais importante é que ele joga pelo time, porque é um esforço conjunto”, acrescentou o zagueiro do clube espanhol Barcelona.
E nada nem ninguém pode lhe negar o motivo, já que o repertório do francês não se limita a seus chutes e ele ficou nas estatísticas como o homem que assistiu Olivier Giroud em seu histórico gol de número 52, para assaltar a ponta do artilheiro do “Les Bleus”, ao vencer Thierry Henry (51).
Mesmo para quem achava que não estaria motivado em 2022 (por ter triunfado na Rússia), o próprio Mbappé mandou uma resposta: É a competição dos meus sonhos. O único objetivo é ganhar o Mundial, estou aqui para isso, declarou na coletiva de imprensa organizada após a luta contra os poloneses.
Ele pode se tornar o melhor jogador de futebol das Copas? A esta altura, seria um grande erro tentar prever a altura de seu teto, mesmo para um título honorário; Porém, é claro que, aos 23 anos, já está sentado à mesa com Pelé, Maradona, Zinedine Zidane, Ronaldo (o brasileiro) e alguns outros.
mem/jdg/ls