Assim o afirmou o chefe do Departamento Geral de Política do Exército Popular do Vietnã, Luong Cuong, ao receber o chefe do Diretório Político das Forças Armadas Revolucionárias de Cuba (FAR), General de Brigada Víctor Rojo Ramos, que está fazendo uma visita oficial.
O Partido Comunista, o Estado, o povo e o Exército Popular sempre estiveram lado a lado com Cuba para apoiá-la ao máximo dentro de suas possibilidades, Cuong enfatizou e destacou a importância da presença do alto oficial das FAR que estenderá até o próximo dia 7.
Cuong, acrescentou a agência de notícias VNA ao divulgar a informação, também compartilhou as dificuldades e desafios que o povo cubano está enfrentando nos últimos tempos, gerados pelo bloqueio econômico, financeiro e comercial dos Estados Unidos, os desastres recursos naturais e a pandemia de Covid-19.
Nos últimos 60 anos, e apesar de muitos altos e baixos na história, os laços entre Cuba e Vietnã permaneceram intactos como no início, enquanto a cooperação bilateral se desenvolve de forma integral em todos os campos, disse Rojo Ramos.
Ambas as partes trocaram avaliações sobre a situação mundial, de ambos os países e de seus exércitos, e concordaram em continuar intensificando a colaboração em diferentes campos, especialmente o intercâmbio de delegações de alto nível e experiências em tarefas políticas e construção partidária.
Além disso, na formação de recursos humanos e no aumento da divulgação-educação entre funcionários públicos e oficiais das forças armadas sobre as tradicionais relações amistosas entre as partes, estados e exércitos do Vietnã e de Cuba, entre outros aspectos.
No final das conversações, Cuong e Rojo Ramos assinaram um memorando de entendimento de cooperação para a troca de experiências na área do trabalho partidário e político no exército.
Segundo a própria fonte, no âmbito da sua visita oficial ao país e da sua participação na Exposição Internacional de Defesa do Vietname 2022, o chefe da Direção Política das FAR foi recebido pelo Chefe do Estado-Maior General do Exército Popular de Vietnã, Nguyen Tan Cuong.
O vice-ministro vietnamita da Defesa avaliou ainda que as relações entre os dois países nesta área continuaram a consolidar-se e a desenvolver-se nos últimos anos, tornando-se um pilar e um dos modelos para promover outras esferas de cooperação.
Tan Coung expressou sua esperança de que os dois lados implementem efetivamente os conteúdos colaborativos com base em documentos e acordos assinados, priorizando os setores de acordo com a demanda e capacidade de cada um.
jf/mpm/ls