De acordo com um comunicado de imprensa da Secretaria de Comunicação e Imprensa, a reunião começará às 10:00 horas locais em Montevidéu, a capital da nação vizinha.
A reunião é marcada pela divergência entre o Uruguai e seus parceiros sobre a decisão formalizada do país anfitrião de solicitar a adesão à Parceria Transpacífico, que reúne 11 países em uma relação de livre comércio.
Falando em uma reunião de Ministros das Relações Exteriores, o Ministro das Relações Exteriores da Argentina, Santiago Cafiero, considerou que “está sendo tomado um caminho unilateral que pode levar a uma ruptura”.
“O testemunho do reconhecimento concreto e recíproco da importância política que os membros do Mercosul deram uns aos outros e que nós encarnamos no Tratado de Assunção está faltando”. Lá, foi expresso um compromisso de correspondência que agora está ausente. Não vemos uma aspiração de convergência futura dentro do bloco”, advertiu ele.
Por outro lado, ele destacou que, sob a liderança da Argentina, esta plataforma buscará aumentar as exportações, fortalecer o comércio entre seus membros e suas relações com a União Europeia e a Ásia.
Daremos prioridade à América Central e ao Caribe, um passo lógico a ser dado pelo Mercosul para aprofundar a integração regional e depois nos projetarmos em outros cenários de grande potencial que nos esperam no continente africano, disse ele.
A Argentina também detém atualmente a presidência pro tempore da Comunidade dos Estados da América Latina e Caribe.
mem/gas/bm