Está em curso a transição parcial da televisão analógica para a digital, o que permitirá ampliar os benefícios que exigem a cobertura 4G.
Neste momento, procedemos à libertação da faixa de frequências dos 700 megahertz, contudo, esclareceram, a decisão passa apenas por deixar de transmitir a canais Educativo e Educativo 2 em tecnologia analógica; enquanto Cubavisión, Tele Rebelde e Multivisión continuarão a ser transmitidas por esse sinal.
Os sinais do canais educativos continuarão a ser acolhidos em todas as escolas, pois foi assegurado que têm a destinatários apropriados, especificou o jornal Granma.
O país caribenho cria condições de infraestrutura para implantar a televisão cabo; um projeto de inovação que exige investimento e desenvolvimento de conteúdo.
Quanto ao uso da Internet, é necessário comunicar melhor as possibilidades de acesso a sites digitais nacionais, pois entre as vantagens destaca-se que existem mais de 40 plataformas ou sites cubanos com conteúdo educacional para que é acessado gratuitamente. O jornal destaca a cota para navegação nacional que permite o uso ilimitado de aplicativos de comunicação nacional, como o Todus.
“Além disso, o acesso às plataformas de treinamento das universidades é gratuito e a implantação da conectividade aumentou em wi-fi no campi universitários, a fim de favorecer o acesso de alunos e professores aos conteúdos educativos”, destaca Granma.
mem/joe/ls