A capital indiana está sediando na terça-feira a primeira reunião de Conselheiros de Segurança Nacional da Índia e da Ásia Central, incluindo Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Uzbequistão e Turcomenistão, focalizando a evolução da situação no Afeganistão e lidando com o terrorismo que poderia emanar daquele país, disse a All India Radio.
A Índia ofereceu-se para investir e construir redes de comunicação na região, já que procura fomentar uma maior cooperação e coordenação com a Ásia Central em diversas áreas, incluindo segurança e comércio, informou o Tribune.
Doval disse que uma região pacífica, segura e próspera da Ásia Central é do interesse comum e que a luta contra o financiamento do terrorismo deve ser uma prioridade para todos de igual para igual.
Esta reunião a nível de conselheiro de segurança nacional acontece cerca de 10 meses após a primeira cúpula virtual Índia-Ásia Central e é provável que Doval realize reuniões bilaterais separadas com seus homólogos visitantes à margem.
Eles também discutiram o desenfreado tráfico de drogas na área e o conselheiro de segurança nacional do Quirguistão, Marat Imankulov, declarou que o interesse comum é combater o terrorismo, o extremismo e o tráfico de drogas, assim como resolver a situação no Afeganistão. O delegado do Tajiquistão, Nasrullo Mahmudzoda, mencionou outras advertências regionais como crimes cibernéticos, ciberterrorismo e ameaças biológicas, assim como o extremismo religioso, que está avançando rapidamente.
lam/abm/bm