Segundo o membro da comissão organizadora do evento, José Alejandro Bañal, juntamente o Congresso, será realizada a XXXII Exposição Nacional de Pombos, na qual serão expostas as diferentes variedades de pombos existentes na Ilha
István Bardos, István Bardos , comentou o presidente da Federação Internacional de Columbófilos, Geert Philips, assim como outros membros da FCI.
Bañal afirmou que entre os objetivos fundamentais do Congresso e da Exposição estão a troca de experiências sobre a atuação do columbófilo cubano, a eleição de um novo Executivo Nacional e a premiação dos melhores pombos-correio nas diferentes categorias.
O programa oficial do concurso explica que os critérios esportivos dos anos 2021 e 2022 reconhecerão as categorias A, (velocidade), B (média distância), C (profundidade), D (mista), (grande fundo), G ( pombos de um ano – mais de 100 quilômetros), H (pombos adultos – mais de 300 quilômetros) e I (mais de 500 quilômetros) a partir do ano de 2022.
O documento acrescenta que serão também atribuídos prêmios relativos à análise de aspetos como olhos, quilha, bico, dorso, cintura pélvica, harmonia muscular, entre outras características da morfologia das aves.
A columbofilia consiste na arte de criar e treinar pombos-correio para competições esportivas de vôo e em Cuba tornou-se uma das práticas mais apreciadas com origens que remontam ao ano de 1900 com a fundação da Havana Pigeon Society, antecessora da atual Federação de Columbófilos de Cuba.
mem/ads