Com uma sessão solene nesta terça-feira, as autoridades comemorarão o aniversário da cidade, declarada Patrimônio da Humanidade em 1978 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Desde o final de novembro, Quiteños vem celebrando a fundação da cidade com uma agenda de mais de 250 eventos, incluindo desfiles cívicos, concertos e festivais gastronômicos.
No dia anterior, a tradicional serenata ao Presidente da República aconteceu na Plaza de la Independencia ou Plaza Grande, mas o concerto – dedicado desta vez ao Presidente Guillermo Lasso – foi particular, o que incomodou aqueles que estão acostumados a participar desta celebração.
Várias pessoas protestaram por terem sido bloqueadas e gritaram em aborrecimento: “a serenata é para o povo”.
Hoje, além da cerimônia oficial, haverá uma apresentação do rapper porto-riquenho Anuel AA e da cantora colombiana Fanny Lu, juntamente com artistas equatorianos. Depois de 488 anos, Quito, construída nas encostas do vulcão Pichincha a 2.850 metros acima do nível do mar, é famosa por ter um dos centros históricos coloniais mais bem preservados da América Latina, embora o crescimento da cidade represente desafios como a mobilidade urbana.
lam/avr/bm