24 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Garçonete do andar, Lucrecia Martel retorna às telas cubanas

Film-Camarera-de-Piso

Garçonete do andar, Lucrecia Martel retorna às telas cubanas

Havana, 7 dez (Prensa Latina) De pântano a camareira, a respeitada cineasta argentina Lucrecia Martel encherá mais uma vez as telas do Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americano hoje, desta vez com um curta-metragem fora de competição.

A memória daquela jovem Martel, que deixou sua marca na capital Havana com um filme marcante em 2001, ainda está fresca em nossas mentes, um filme que a traria para o pódio das mulheres mais proeminentes da Meca da direção na América Latina.

Um Coral em Havana e vários prêmios por outros trabalhos que vieram muito mais tarde, como La niña santa e La mujer sin cabezas, a levaram ao topo. Depois de ganhar outro prêmio no evento cubano em 2017 para Zama, ela está de volta com um curta-metragem que lhe rendeu os aplausos.

Com seu olhar fílmico, a argentina toca em questões sensíveis em um trabalho encomendado pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), no qual ela toca o coração ao se aprofundar em questões como violência doméstica contra a mulher, diferenças de classe e pressões trabalhistas.

Já apresentada em eventos como Veneza (Itália), a peça audiovisual foi produzida através do projeto Síntesis da UNAM, e com a contribuição infalível da empresa Martel, REI Cine.

O cinema central Yara será testemunha da projeção deste trabalho, no qual o diretor é assistido pelas performances de Jorgelina Contreras, Daniel Valenzuela, Anavelí Acero e Ariel Gigena.

O curta-metragem é concebido dentro das apresentações especiais do festival de Havana, que vai até 11 de dezembro, em apenas 12 minutos, e leva o espectador à história de Patri, uma mulher que passa por um período experimental para trabalhar como funcionária de hotel.

Em declarações publicadas no site https://www.otroscines.com/, a autora explicou que decidiu concentrar-se no movimento contínuo do corpo e no movimento descontínuo da linguagem audiovisual.

“O curta-metragem acabou se tornando um exercício em tempo linear e tempo não linear. O tempo linear está na trama: uma mulher está fazendo um estágio para um trabalho como camareira em um momento difícil para sua família. O tempo não-linear está em tudo o resto na linguagem audiovisual”, disse ela.

A Camarera de piso é uma das duas únicas apresentações especiais no evento de Havana, onde a Argentina tem uma presença importante.

jha/may/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES