Apresentado nesta terça-feira, o Pndip é considerado o principal roteiro do governo para o progresso desta nação centro-americana, durante o governo de Chaves, que também prevê a construção de 33 mil moradias para as famílias mais vulneráveis do país, no restante de seu prazo.
Da mesma forma, busca reduzir a pobreza existente nesta nação de quase 24% para 19% em 2026, bem como aumentar as transferências estatais em 12% para atender às necessidades alimentares das famílias em extrema pobreza.
Com base nos eixos transversais Estratégia de Integridade Agressiva e Combate Frontal à Corrupção, aplicando recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Estado Aberto, a Pndip é composta por sete metas nacionais e 239 distribuídas em 13 setores.
As metas nacionais são crescimento econômico, dívida pública, desemprego, pobreza pela linha de pobreza, desigualdade, segurança cidadã e descarbonização, destacou o Ministério do Planejamento Nacional e Política Econômica (Mideplan) em sua apresentação, feita no auditório F5 do Corpo de Bombeiros em Santo Domingo de Heredia.
Este Plano chama-nos a tomar medidas para limpar o aparelho de Estado da corrupção que, vergonhosamente, atrasa o desenvolvimento do país, apontou o Presidente Rodrigo Chaves e pediu “Que a função pública recupere o orgulho de uma gestão transparente exercida com ética e ao serviço dos cidadãos!”
O Mideplan conduz a formulação do PNDIP por meio do Modelo de Gestão para Resultados do Desenvolvimento, de forma a articular planejamento, orçamento, gestão do investimento público e monitoramento e avaliação, de forma que a transparência e os resultados sejam garantidos durante o período de governo.
Assegurou que é a visão do governo a médio e longo prazo, e está ligada a diferentes compromissos internacionais como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
O PNDIP 2023-2026 foi dedicado ao escritor, poeta, político e jornalista, Benemérito de la Patria, Rogelio Fernández Güell e seu sobrinho Sergio Alonso, recebeu reconhecimento em sua apresentação.
Da mesma forma, o Mideplan destacou que a PNDIP foi construída com uma metodologia robusta, que recebeu o prêmio de melhor ferramenta de planejamento estratégico e orçamento por resultados, concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.
jha/ale / fav