O maior espaço de debate e definição dos comunistas colombianos, funcionará desta quarta-feira, dia 7, até o próximo dia 10, onde analisarão o momento político e as mudanças na última etapa. Esta análise servirá para orientar a linha política para o período 2023-2025, equilibrar o plano de trabalho do XXII Congresso e a atual direção.
Também nestes dias, a militância deverá aprovar o Programa e os Estatutos e elegerá o Comitê Central e as comissões estatutárias.
O Partido Comunista Colombiano é uma organização política de classe de trabalhadores urbanos e rurais, assalariados, trabalhadores independentes, intelectuais, estudantes, classes médias da população, comunidades indígenas, afrodescendentes, raizais e todo o povo.
É considerada a união consciente, comprometida e organizada de homens e mulheres que fazem parte da vanguarda revolucionária que promove mudanças democráticas, revolucionárias e socialistas na Colômbia.
Sua linha política, programa e estatutos são de inspiração bolivariana e latino-americana, e se baseiam na interpretação criativa da realidade colombiana, baseada na ideologia do marxismo-leninismo, desde a perspectiva da concepção materialista e dialética da história e do rico patrimônio de formulações e experiências democráticas e revolucionárias da humanidade.
Os comunistas colombianos celebrarão seu XXIII Congresso no momento em que pela primeira vez a esquerda e os setores progressistas detêm o poder político no país após a vitória de Gustavo Petro e Francia Márquez, candidatos do Pacto Histórico, nas últimas eleições.
jha/otf/cm