De acordo com fontes, os militares do Pentágono deslocaram cerca de 66 cargas de caminhões-tanque de petróleo bruto dos campos petrolíferos por estrada para o norte do Iraque.
Eles indicaram que a coluna entrou no território vizinho através da passagem ilegal da fronteira al-Mahmoudieh, que é frequentemente utilizada pelas tropas dos EUA para entrar e sair ilegalmente da Síria.
Como em ocasiões anteriores, a comitiva era guardada por veículos de artilharia das tropas de ocupação dos EUA e das Forças Democráticas Sírias, uma formação armada ilegal financiada e patrocinada por Washington.
Este saque ocorre enquanto o país enfrenta uma crise energética sem precedentes causada por uma escassez aguda de produtos petrolíferos devido à ocupação americana de áreas que contêm mais de 90% dos depósitos de hidrocarbonetos do país.
A Síria produziu mais de 380.000 barris de petróleo bruto um dia antes da guerra em 2011, mas este número caiu para apenas 80.000 barris, dos quais 64.000 estão sendo saqueados pelas tropas americanas.
oda/fm/bm