É o que afirma o membro do Bureau Político e permanente do Secretariado do Comité Central do Partido Comunista do Vietnã (PCV), Vo Van Thuong, ao receber o chefe da Direção Política das Forças Armadas Revolucionárias (FAR) de Cuba, general da divisão Victor Rojo.
O PCV e o Estado vietnamita atribuem grande importância à consolidação e preservação dos laços com Cuba, ratificou Van Thuong, que exortou a continuar a promover a cooperação em todos os domínios, especialmente a defesa, e a torná-la cada vez mais profunda, prática e eficaz, em linha com os interesses de cada um.
O Vietnã, sublinhou o dirigente partidário citado pela agência noticiosa VNA, está disposto a partilhar e trocar experiências com Cuba sobre desenvolvimento socioeconómico e integração internacional.
Por seu turno, Rojo aludiu às conversações mantidas com o chefe do Departamento Político Geral do Exército Popular do Vietnã, Luong Cuong, nas quais, disse, ambas as partes realçaram que a colaboração em matéria de defesa constitui um dos pilares da cooperação bilateral.
O chefe do Diretório Político das FAR também confirmou que Cuba
quer fortalecer os laços e a cooperação integral em todos os canais com o Vietnã e destacou a tradicional solidariedade e amizade entre os povos vietnamita e cubano.
No dia anterior, o oficial superior e a delegação que o acompanhava participaram da cerimônia de condecoração de um grupo de oficiais do Exército Popular do Vietnã, merecedores das ordens Praia Girón, Antonio Maceo e Amizade outorgadas pela República de Cuba.
Em suas palavras, o Embaixador Orlando Hernández Guillén considerou este reconhecimento como um ato de justiça e honra aos vencedores, por seu inestimável apoio na consolidação dos laços entre os dois países.
Hernández Guillén também expressou sua plena convicção de que o Exército Popular do Vietnã cumprirá com êxito suas responsabilidades e, juntamente com o povo e o PCV, continuará no caminho da construção de um país de paz, unidade, independência, democracia e prosperidade no sólido caminho para o socialismo.
No âmbito da sua visita oficial a esta nação da Indochina, que se prolongará até dia 12, o chefe da direção Política das FAR e a sua comitiva participarão na primeira Exposição Internacional de Defesa do Vietnã 2022.
jf/mpm / fav