O Sul Americano começam como favoritas após a vitória por 4 a 1 sobre a Coreia do Sul nas oitavas de final para chegar mais descansadas que as europeias, que precisaram de uma disputa de pênaltis para vencer as japonesas (3 a 0) após empatar no tempo regulamentar e na prorrogação.
Desde a Euro 2008, os Bálcãs sempre venceram um empate nos grandes torneios nos pênaltis, com sete das últimas oito partidas eliminatórias decididas após a prorrogação. Apenas a final do evento universal russo de 2018 terminou em 90 minutos.
A Canarinha ambiciona quebrar essa sequência depois de gerir com toda a autoridade o jogo frente aos asiáticos, que marcaram quatro gols em pouco mais de meia hora para assim conseguir dosar o seu jogo.
Essa partida marcou o retorno de Neymar da Silva após perder dois jogos devido a uma torção no tornozelo direito e marcou um pênalti com muita serenidade para se colocar a um gol de igualar Pelé como o maior artilheiro da história do pentacampeão mundial .
Além disso, marcou três dos últimos cinco gols marcados pela seleção sul-americana contra a seleção croata, que perdeu quatro de seus cinco jogos da Copa do Mundo contra seleções sul-americanas, duas delas contra os auriverdes.
Os brasileiros Eder Militão, Bruno Guimarães e Frederico Rodrigues de Paula “Fred” chegam com advertências e caso vejam um amarelo perderiam uma hipotética semifinal contra Holanda ou Argentina.
O lateral-esquerdo Alex Sandro, já recuperado de um desconforto muscular, pode abrir desde o início. Se não jogar, Danilo Luiz jogará com a perna trocada e Militão voltará para a lateral direita.
A Croácia está em situação difícil porque o técnico Zlatko Dalic vai recuperar Borna Sosa para o confronto, acometido por um vírus nos últimos dias e que o afastou do confronto contra o Japão.
No entanto, é possível que Dalic não o coloque como titular contra os brasileiros e mantenha a linha defensiva que venceu contra os japoneses.
O lateral Josip Stanisic será o único jogador ausente por lesão na seleção croata devido a uma lesão muscular na perna direita.
Dalic certamente recorrerá ao goleiro Dominik Livakovic no início e manterá a retaguarda com Josip Stanisic, Dejan Lovren, Josko Gvuardiol e Josip Juranovic. Fixo também é o meio-campo com Luka Modric, Mateo Kovacic e Marcelo Brozovic.
Esta sexta-feira Andrej Kramaric pretende começar a acompanhar Ivan Perisic no ataque, embora Nicola Vlasic, que começou o torneio nos onze até se lesionar, ou Marko Livaja também possam jogar.
Outra seleção latino-americana, a Argentina buscará retornar hoje a uma semifinal da Copa do Mundo contra a Holanda no estádio Lusail após se despedir da Rússia 2018.
Prováveis
escalações: -Croácia: Dominik Livakovic; Josip Stanisic, Dejan Lovren, Josko Gvardiol, Josip Juranovic; Luka Modric, Mateo Kovacic, Marcelo Brozovic; Ivan Perisic, Andrej Kramaric e Nicola Vlasic.
-Brasil: Alisson Becker; Eder Militão, Marquinhos, Thiago Silva, Danilo; Casemiro, Lucas Paquetá, Neymar; Vinícius, Raphinha e Richarlison.
-Árbitro: Michael Oliver (Inglaterra).
-Estádio: Cidade da Educação.
jcm/am/ls