Patrocinado pelos ministérios de Assuntos Marítimos e Investimentos e Turismo e Economia Criativa daquele país do Sudeste Asiático e sua embaixada em Cuba, o evento aconteceu no moderno hotel Grand Aston Habana na noite de sexta-feira.
Na abertura, Giuliana esclareceu que embora o lançamento tenha ocorrido agora, a conferência sob o lema “Dar sabor ao mundo” acontecerá em janeiro.
Explicou que a iniciativa se insere numa campanha de diplomacia gastronómica com o objetivo de promover as especiarias indonésias, cujas exportações atingiram mais de 970 milhões de dólares em 2021 com um crescimento médio de 7,77% nos últimos cinco anos.
Em mensagem gravada em vídeo para a ocasião, a ministra do Turismo e Economia Criativa, Sandiaga Uno, disse que aspira vender dois bilhões de dólares em especiarias e abrir quatro mil restaurantes de comida indonésia no mundo até 2024.
Este país, constituído por 17.500 ilhas, produz e exporta, entre outros, pimenta, noz-moscada, cravinho, gengibre, canela e baunilha.
A embaixadora Giuliana lembrou que a Indonésia acaba de concluir a presidência (rotativa) do G20 sob o lema “Recuperar Juntos, Recuperar Mais Fortes”.
Durante seu mandato, Jacarta concentrou-se na promoção de uma estrutura de saúde global equitativa, uma transição energética sustentável e transformação digital, bem como o uso da diplomacia para resolver conflitos.
Agora o país se prepara – destacou – para presidir a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e o grupo MIKTA, uma associação informal entre México, Indonésia, Coreia do Sul, Türkiye e Austrália, por sua sigla em inglês, a partir do próximo ano.
A noite no terraço da piscina do Grand Aston Habana também foi animada por um desfile de moda com vestidos típicos de várias das principais ilhas indonésias e a orquestra Angklung, um instrumento tradicional de bambu, composta por jovens músicos cubanos.
A cadeia hoteleira Archipelago International conta já com sete estabelecimentos nos principais destinos turísticos de Cuba, país onde iniciou as suas operações na América Latina, destacou o seu vice-presidente para as Américas, José Luis Leonardo.
Mh/ml