Por meio de mensagem em sua conta no Twitter, o gabinete confirmou o encontro entre os dois líderes no contexto da primeira Cúpula Árabe-China organizada na véspera pela Arábia Saudita.
Miqati agradeceu a Pequim por sua contribuição efetiva ao longo dos anos para proteger a estabilidade na fronteira sul do Líbano por meio de sua participação ativa na Força Interina das Nações Unidas.
O chefe do gabinete libanês destacou a experiência chinesa na área de infraestrutura e desejou uma maior presença de investidores em território levantino.
Ao mesmo tempo, Miqati destacou a contribuição financeira do país asiático na construção do Conservatório Nacional de Música e defendeu a abertura dos mercados chineses ao artesanato libanês.
Por sua vez, o presidente Xi Jinping apreciou a contribuição positiva do Líbano para fortalecer a cooperação entre os países árabes e a China no campo de energia renovável.
A primeira Cúpula Árabe-China ocorreu no contexto da visita do Presidente Xi a Riad e sua declaração final adotou um plano de ação conjunto para o período 2023-2027 com ênfase na continuação do diálogo e apoio à recuperação econômica internacional.
Participaram do encontro autoridades da Liga Árabe, Argélia, Bahrein, Iraque, Kuwait, Jordânia, Egito, Líbano, Iêmen, Sudão, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Tunísia, Emirados Árabes Unidos, Omã, Djibuti, Palestina, além de o anfitrião da Arábia Saudita e China.
mem/yma/ml