De acordo com o GoFundMe, uma plataforma estadunidense de crowdfunding com fins lucrativos que permite às pessoas arrecadar dinheiro para questões pessoais, um número crescente de usuários afluiu ao site em busca de fundos para cobrir despesas básicas, como gasolina, mantimentos e fórmula infantil.
O relatório anual do grupo disse que “a escassez global de suprimentos e a inflação persistente levaram as pessoas ao redor do mundo a pedir ajuda”.
Embora o relatório não forneça os números totais arrecadados ou o número de solicitações de fundos, é a mais recente indicação de que as finanças de alguns estadunidenses ficaram mais precárias este ano com o aumento do custo de vida, de acordo com um comentário publicado no jornal La Opinião.
Uma pesquisa de novembro feita pelo US Census Bureau’s Household Pulse constatou que 39,5% dos adultos do país disseram que viviam em lares onde foi um pouco ou muito difícil pagar as despesas de subsistência nos últimos sete dias.
Durante 2022, observou o GoFundMe, uma doação foi feita a cada segundo e 28 milhões de pessoas enviaram ou receberam ajuda por meio da plataforma.
Dados divulgados esta terça-feira indicam que a inflação nos Estados Unidos foi de 7,1 por cento anuais em novembro, abaixo dos 7,7 por cento de outubro, segundo o Índice de Preços ao Consumidor do Bureau of Labor Statistics.
A taxa do mês anterior, embora alta, ficou abaixo das expectativas dos economistas de 7,3% e foi a menor desde dezembro de 2021.
Na comparação mensal, os preços subiram 0,1% no 11º mês do ano, ante 0,4% em outubro.
ro/dfm/ls