Em primeiro lugar, como anunciou hoje o Museu Sorolla de Madrid, incorporará à sua coleção permanente três obras inéditas deste prolífico artista plástico nascido na cidade de Valência, que deixou um legado de 2.200 obras.
É um conjunto de três pinturas de grande qualidade e perfeito estado de conservação intituladas Na hospedaria, A escrava e a pomba. Desnudo e El oferente, correspondendo a uma etapa de 1883, quando Sorolla tinha apenas 20 anos.
Estas aquisições de coleções particulares têm um valor de 357 mil euros, assumidos pelo Ministério da Cultura e Desporto, através da Direção-Geral do Patrimônio Cultural e Belas Artes.
Outras obras também enquadradas na primeira fase de Sorolla, como a tela Niña cantora (1883) ou a aquarela Tocando la guitarra (1887), também foram obtidas para o museu, ações relevantes às portas do ano em que o pintor no centenário de sua morte.
O ano de 1883 foi especialmente significativo para Sorolla quando começou a obter seus primeiros sucessos após a Exposição Regional de Valência. O escravo e a pomba. Nu, foi adquirido pelo valor de 160 mil euros; O licitante por 142 mil, ambas as telas com assinatura; enquanto E/lsn la posada, uma pintura a óleo, foi avaliada em 50 mil euros.
As três obras serão exibidas pela primeira vez na exposição temporária que marcará o centenário de Sorolla, intitulada ‘Sorolla. Orígenesâ€Ö, que estreia em 19 de dezembro.
mgt/ft