Ele disse que as implicações do caso do ex-presidiário Alejandro Astesiano, preso sob várias acusações, e do traficante de drogas Sebastián Marcet, merecem a renúncia do Ministro das Relações Exteriores Francisco Bustillo e do Ministro do Interior Luis Alberto Heber.
Pereira disse que o Presidente Luis Lacalle Pou “deveria pedir-lhes que se demitissem imediatamente em nome da saúde democrática”.
Astesiano foi preso em 25 de setembro por falsificação de documentos e venda de passaportes, mas o caso foi complicado pela lavagem de dinheiro, tráfico de influência e espionagem política contra os senadores pró-Alemán Charles Carrera e Mario Bergara.
Sebastian Marcet tinha sido preso nos Emirados Árabes Unidos em 2021 por usar um falso passaporte paraguaio. O conhecido traficante de drogas recebeu então um passaporte uruguaio, que implicava funcionários do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério do Interior, de acordo com a FA.
Por sua vez, o Senador Carrera disse à imprensa que o Presidente Lacalle “deveria ser muito autocrítico, mas não o foi”.
Ele descreveu o caso Marset como um escândalo, pelo qual, disse ele, o presidente “não assume a responsabilidade”.
nmr/ ool/bm