O Conselho de Estado convocou, no último domingo, a sexta sessão extraordinária do órgão governamental, em sua IX Legislatura, por ocasião da comemoração dos 18 anos do bloco, a partir do Centro de Convenções de Havana.
Em declarações exclusivas à Prensa Latina, o parlamentar Alberto Núñez, secretário da Comissão de Relações Internacionais e diretor do jornal Trabajadores, comemorou a iniciativa que relembra o legado do líder da Revolução Cubana Fidel Castro e do líder venezuelano Hugo Chávez.
Garantiu também que o espaço vai mostrar o significado do mecanismo de integração desta área e o resultado das suas propostas alternativas para os países membros, num contexto regional de emergência de governos progressistas e de esquerda.
Núñez valorizou a relevância de evocar cada aniversário do grupo, fundado em 2004, e a importância da ALBA-TCP, dedicada ao bem-estar e à representação dos povos contra as políticas neoliberais, ingerências e tentativas de desestabilização promovidas por terceiros países.
Os deputados vão também analisar esta quarta-feira o projeto de Lei da Procuradoria-Geral da República, vão conhecer o parecer da Comissão dos Assuntos Constitucionais e Jurídicos e de Agroalimentação, e as características do projeto de Lei do Fomento e Desenvolvimento da Pecuária.
nmr/dgh/hb