23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Alerta na Índia sobre aumento da febre tifóide

Alerta na Índia sobre aumento da febre tifóide

Nova Délhi, 15 de dez (Prensa Latina) Especialistas indianos em saúde temem que a febre tifóide seja o próximo problema de saúde nacional devido ao atraso na vacinação no país, que tem uma alta incidência dessa doença, informou hoje.

Além disso, o aumento da resistência aos medicamentos pode causar aumento no custo do tratamento e no tempo de recuperação, refletiu um artigo publicado pelo

portal Scroll.

Na Índia registraram-se mais de 16 mil casos suspeitos desta patologia e das 20 crianças que morreram por esta causa desde 26 de outubro em Bombaim, apenas uma foi vacinada, mas apenas com a primeira das duas doses.

Enquanto os profissionais de saúde lançam uma intensa campanha de porta em porta para persuadir os pais a vacinar seus filhos, especialistas em saúde pública apontam para a ameaça dessa doença infecciosa para a qual existem vacinas, mas ainda não fazem parte do calendário universal de imunização.

A febre tifóide – uma doença transmitida por alimentos e água contaminados com a bactéria Salmonella Typhi – mata entre 128.000 e 161.000 pessoas por ano.

A Índia é responsável por mais de 40% dessas mortes, enquanto mais de oito milhões de indianos contraem a doença a cada ano.

A infecção bacteriana causa febre alta, fraqueza, dor de estômago e diarreia e, em casos graves, pode levar a pneumonia ou sangramento intestinal e causar a morte.

Em junho, um subcomitê de especialistas, presidido pelo virologista Dr. Gagandeep Kang, recomendou que a vacina contra a febre tifóide fosse incluída no calendário de imunização universal do país durante uma reunião do Grupo Técnico Consultivo Nacional de Imunização (Niagi), que assessora o governo sobre vacinas decisões relacionadas.

A febre tifóide pode causar 89.300 mortes e causar 46 milhões de casos nos próximos 10 anos, alertou o comitê.

Se a vacina for incluída no programa universal de imunização e o governo a comprar no atacado, o custo de uma dose pode cair e o público pode acessá-la gratuitamente, disseram os especialistas.

O atraso contínuo na distribuição das vacinas contra a febre tifóide não só causará

mais mortes, mas também aumentará a resistência aos medicamentos e os gastos com saúde em um país com uma população grande e vulnerável.

As famílias pobres são as mais susceptíveis à febre tifóide, que se propaga por via fecal-oral em locais com falta de saneamento e higiene, disse a fonte.

ymr/abm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES