Às 17h00, horário local, na sala Che Guevara daquela instituição, o grupo cubano dará um recital cujo repertório inclui obras latino-americanas que remetem ao universo sonoro e afetivo de Yeyé, como também é conhecida a homenageada, segundo a Casa das Américas.
O grupo interpretará canções de artistas estrangeiros como o argentino Atahualpa Yupanqui, o brasileiro Tom Jobim e o venezuelano Pedro Elías Gutiérrez, além dos trovadores cubanos Manuel Corona, Vicente Feliú, Pablo Milanés e Silvio Rodríguez.
Em suas vozes você também ouvirá a musicalização feita pela trovadora Sara González do poema En la muerte de una heroina de la Patria, da escritora cubana Fina García-Marruz (1923-2022), que estreará nesta quinta-feira com novos arranjos da compositora Beatriz Corona.
Este último criou a obra Haydée, também para esta ocasião, baseada no poema homônimo do prolífico poeta e ensaísta cubano Roberto Fernández Retamar (1930-2019), que dirigiu a casa por mais de 20 anos após a morte do lutador cubano e intelectual.
Merecedor da Medalha de Ouro, na categoria Música Moderna nos Jogos Olímpicos Corais, na África do Sul (2018), o Luna Vocal Ensemble participou de festivais internacionais na Venezuela, Equador e Espanha.
ymr/mml/yap / fav