As principais posições em que os delegados votarão são o Presidente da organização, Vice-Presidente, Secretário Geral; Secretário Geral Adjunto e Tesoureiro.
O evento, segundo o comitê organizador, conta com a presença de cerca de 4.500 delegados de todo o país.
No jantar de gala presidencial do ANC na noite anterior, o presidente do partido e nacional Cyril Ramaphosa expressou confiança de que o ANC superaria os desafios pela frente, encontrando soluções para eles. Após perder dois milhões de empregos durante o Covid-19 e a devastação dos tumultos de julho do ano passado, disse ele, o país está no caminho do crescimento.
Por sua vez, o tesoureiro geral do partido e secretário geral interino, Paul Mashatile, expressou sua crença no sucesso da 55a Conferência Nacional.
Vamos ter uma boa conferência. Tentaremos sair disto unidos, disse ele.
Sim, argumentou ele, a liderança é importante, mas não devemos nos desviar das coisas importantes que afetam nosso povo, então espero que saiamos dessa conferência mais fortes, mais unidos e focados nas questões que precisamos abordar em nossas comunidades.
A Conferência Nacional é o órgão supremo de governo e controle do ANC.
Os delegados na Conferência Nacional compreendem 90% dos membros da base, sendo os 10% restantes provenientes da NEC, dos Comitês Executivos Provinciais (PECs) e de três ligas (jovens, mulheres e veteranos).
O atual presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, foi eleito como presidente do ANC na 54ª Conferência.
mem/mv/bm