Ontem, mais de 100 empresários venezuelanos chegaram à Colômbia, liderados pelos ministros Wilmar Castro, de Agricultura e Terra Produtiva, e Ramón Celestino Velásquez, de Transportes e Presidente da companhia aérea venezuelana Conviasa.
No primeiro dia da reunião bilateral, foi realizada uma reunião de trabalho liderada pelo Vice-Ministro do Turismo colombiano Arturo Bravo e sua contraparte venezuelana Leticia Gómez para fazer avançar as iniciativas de turismo sustentável.
Outra das reuniões realizadas foi entre a alemã Umaña, ministra colombiana da Indústria, Comércio e Turismo, e as equipes técnicas colombiano-venezuelanas para a revisão e progresso dos acordos de complementação econômica, orientadas pelos presidentes Gustavo Petro e Nicolás Maduro.
A reunião binacional, com a participação de 45 empresários do setor industrial, 25 do setor turístico, 23 do setor agroalimentar e 19 altos funcionários, está ocorrendo apenas 16 dias antes da abertura total da fronteira entre os dois países, uma ação prevista para 1 de janeiro de 2023, de acordo com o anúncio do Presidente Maduro.
Em 26 de setembro, com um ato cheio de simbolismo e fraternidade, os governos da Venezuela e da Colômbia abriram oficialmente a fronteira na Ponte Internacional Simón Bolívar.
“Hoje é um dia histórico para a região, para o país, para a América do Sul, para a América em geral”, disse o Presidente Gustavo Petro à comunidade colombiana-venezuelana e às autoridades das duas nações reunidas na fronteira.
jcm/otf/bm