Durante a apresentação especial desta noite no Teatro Martí -que acontece por ocasião do 80º aniversário da Bosch, comemorado em 10 de dezembro- a companhia apresentará seleções de obras como Giselle, Grand pas de quatre e Lago dos Cisnes
Esta artista de sapatilhas de ponta nasceu em Havana em 10 de dezembro de 1942 e estudou na Academia de Balé Alicia Alonso, sob a direção dessa outra lenda da dança e de Fernando Alonso.
Mais tarde, em 1956, iniciou sua brilhante carreira profissional, que lhe valeu o Prêmio Nacional de Dança em Cuba, e outros reconhecimentos como a Ordem Félix Varela e a Medalha Alejo Carpentier.
Além disso, possui importantes prêmios recebidos em outros países, como as Medalhas de Ouro e Prata no Concurso Internacional de Ballet de Varna, na Bulgária; e o Prêmio “Anna Pávlova” da Universidade de Dança de Paris, França.
Também detém o Prêmio Especial da Crítica de Dança, na França; a Medalha de Ouro do Instituto Nacional de Belas Artes do México e o Prêmio Internacional de Arte “Sagitário de Ouro” na Itália.
Juntamente Loipa Araújo, Josefina Méndez e Mirta Plá, ela é atualmente conhecida como parte do grupo das “quatro joias” e todas transcenderam como sólidos pilares da escola cubana de balé.
jcm/ifb/ls