Organizado pelo Museu Nacional dedicado a esta manifestação, o evento promove as “possibilidades expressivas, estéticas, formais e conceptuais da disciplina” e prova disso é a exposição que marcou a sua abertura: A ilusão do silêncio, de Celia García Horta, vencedora do prêmio Bolsa Criação do Conselho Nacional de Artes Plásticas em 2019.
Até março de 2023, a mostra servirá de fio condutor do encontro de oleiros, da Casa del Benemérito de las Américas Benito Juárez, também palco da entrega do prêmio Alfredo Sosabravo, concedido pelo júri da Bienal.
Além da galeria de arte anexa ao Escritório do Historiador da Cidade de Havana, a organização não governamental Kultura, Comunicação e Desenvolvimento (KCD ONGD) e a Agência Basca de Cooperação para o Desenvolvimento (AVCD) apoiam o desenvolvimento do encontro.
Nesta ocasião, o evento aposta na coexistência de todas as suas variantes tipológico-criativas acompanhadas de uma pluralidade de discursos, conforme estipulado nas bases da convocatória encerrada em 30 de novembro.
O evento reúne o trabalho de criadores cubanos, independentemente de onde residam, que apresentam uma grande variedade de itens como potes ou recipientes, peças decorativas, instalações, murais, painéis, esculturas ou recipientes.
ro/lbl/ans
PL-10
2022-12-17T02:32:04