No quartel-general do contingente em Naqoura, o comandante da Unifil sublinhou que os trágicos acontecimentos da noite de quarta-feira não abalaram o objetivo comum de concretizar a Resolução 1701 do Conselho de Segurança.
Lázaro agradeceu o apoio recebido pela perda do soldado irlandês Sean Rooney, soldado da paz e pelos ferimentos sofridos por seus colegas no incidente de Al Aquibiyah.
Recebendo uma delegação de parlamentares libaneses, o chefe da Unifil lamentou a morte de Rooney, um jovem irlandês cheio de esperanças e promessas, e desejou rápidas melhoras ao soldado Shane Kearney, ferido na ocorrência.
O general enfatizou que o pessoal das Nações Unidas está no Líbano a convite do governo; e, nesse sentido, garantiu que vão redobrar os esforços para cumprir o mandato, em homenagem ao falecido militar irlandês.
Ao mesmo tempo, Lázaro destacou que o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, pediu uma investigação imediata das autoridades competentes para apurar os fatos, e reafirmou sua cooperação com o lado libanês nesse sentido.
O incidente na quarta-feira envolveu dois veículos blindados transportando oito funcionários irlandeses da Unifil para o Aeroporto Internacional de Beirute e cidadãos na estrada marítima entre Zahrani e Tire em Al Aquibiyah.
Conforme relatado pelos moradores, um veículo pertencente à unidade irlandesa entrou em uma estrada incomum não usada pela Unifil; enquanto o segundo pegou a rodovia internacional onde costuma trafegar sem apresentar problemas.
Segundo o jornal Al-Akhbar, a inteligência do Exército ainda não obteve o laudo do médico legista para esclarecer a causa da morte do soldado irlandês.
Tropas da UNIFIL foram estabelecidas no Líbano desde 1978 para confirmar a retirada de Israel do sul e restaurar a paz.
Pela Resolução 1701 de 11 de agosto de 2006, o comando internacional supervisiona a cessação das hostilidades e auxilia o governo libanês na segurança de suas fronteiras e outros pontos para impedir a entrada sem seu consentimento de armas ou material relacionado.
ro/yma/ans