A concretização das tarefas e soluções propostas requer não só o esforço e determinação de todo o sistema político, pessoas e empresas, mas também o apoio e ajuda da comunidade internacional, governos, organizações internacionais, cientistas e especialistas nacionais e estrangeiros, disse.
Chi Dung fez as avaliações ao discursar no V Fórum Econômico Nacional, que se reuniu na véspera com o tema “Economia do Vietnã 2023: Estabilizar a macroeconomia, garantir grandes equilíbrios, superar com firmeza os desafios”.
Ao fazer um balanço do ano que está para terminar, a manchete listou as principais conquistas do país em meio a todas as dificuldades causadas pela pandemia de Covid-19 e pela complicada conjuntura internacional.
A pandemia está controlada, a macroeconomia mantém-se estável, a inflação em 11 meses foi de 3,02% e vai fechar o ano abaixo dos 4%, grandes saldos estão assegurados e taxas de câmbio e taxas de juro ajustadas adequadamente, disse.
Também significou que entre Janeiro e Novembro a produção industrial aumentou 8,6%, o comércio e os serviços recuperaram rapidamente e as vendas totais a retalho de bens de consumo e serviços aumentaram 20,5%.
Chi Dung, noticiou a agência noticiosa VNA, precisou que o número de novas empresas foi de 195 mil e o desembolso de investimento direto estrangeiro (IDE) até Novembro passado ascendeu a 19,68 mil milhões de dólares, um aumento interanual de 15,1% e o valor mais elevado dos últimos cinco anos.
mem/mpm/cm