Durante o teste, os pilotos realizaram manobras para verificar a estabilidade e a controlabilidade da aeronave, a operabilidade dos sistemas e motores, bem como dos equipamentos aviônicos, disse uma declaração Rostec na segunda-feira.
O Tu-160M (Blackjack nos EUA e na terminologia ocidental) é uma versão melhorada do Tu-160 (apelidado de Cisne Branco) desenvolvido na União Soviética.
Durante muitos anos o Tu-160, juntamente com o Tu-95MS, foram a base da frota de aeronaves de longo alcance das Forças Aeroespaciais russas.
Desde sua criação, tem sido aclamada como a maior aeronave supersônica da história da aviação militar e é a aeronave de combate mais pesada do mundo capaz de transportar mísseis de cruzeiro com ogivas nucleares.
A União Soviética decidiu criar esta embarcação em resposta ao bombardeiro intercontinental americano Rockwell B-1 Lancer.
Em abril de 2015, o Ministro da Defesa russo Sergey Shoigu ordenou o reinício da produção do Tu-160M, um bombardeiro melhorado em relação aos que já estão em serviço, a partir do zero.
jf/gfa/bm