As negociações fazem parte da quarta onda de privatizações na ZEE, considerada a principal infraestrutura de seu tipo no país, segundo o Instituto de Gestão de Ativos e Participações do Estado (Igape).
Os novos prêmios já foram aprovados e as garantias de pagamento estão em vigor, o que representará uma entrada de dinheiro para o Estado na ordem de 1,4 bilhões de kwanzas (cerca de três milhões de dólares), de acordo com uma nota oficial publicada pela agência Angop.
De acordo com a fonte, os compradores liquidarão as somas correspondentes dentro de 180 dias a partir da respectiva assinatura dos contratos.
Três outras propostas para a aquisição de unidades industriais na SEZ não foram adjudicadas por enquanto, devido à detecção de irregularidades na competição.
Portanto, eles serão novamente submetidos a leilão eletrônico, um instrumento transparente e rápido para a transferência de ativos para o setor privado, disse o Igape.
Até 2023, acrescentou a fonte, o executivo planeja privatizar 36 ativos e empresas nos setores industrial, de recursos minerais e petróleo, telecomunicações e transporte.
O número para o próximo ano inclui 18 processos iniciados em 2022, em fase de conclusão, através de diferentes variantes, a saber, oferta pública inicial, licitação pública aberta e privatização por concorrência limitada sujeita a qualificação prévia, informou a Angop.
rgh/mjm/bm