Esta semana, mais de 80 por cento dos 48 estados contíguos terão temperaturas congelantes, e lugares tão ao sul como Houston, Austin, Texas, Atlanta e até Orlando, Flórida, estão atualmente incluídos nessa lista, a fonte acrescentada. Alguns territórios do Centro-Oeste também poderão experimentar as temperaturas mais frias em quase 40 anos nos próximos dias.
“Estamos vendo temperaturas bem abaixo do normal, potencialmente registrando baixas temperaturas antes do feriado de Natal”, disse Zack Taylor, um meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional, conforme citado pelo Serviço de Radiodifusão Pública dos EUA.
O ar polar chega como um sistema anterior de tempestades que gradualmente desaparece no nordeste do país depois de enterrar partes da região com menos de 60 centímetros de neve.
Atualmente, mais de 25.000 clientes no Maine ainda estão sem energia, de acordo com o Poweroutage.us, que rastreia as interrupções em todo o país.
A frente ártica entrante trará “condições de congelamento extremas e prolongadas ao sul do Mississippi e sudeste da Louisiana”, disse o Serviço Nacional de Meteorologia.
O centro advertiu sobre uma “expansão maciça das temperaturas geladas até o meio da semana das Montanhas Rochosas do Norte e Planícies do Norte para o Meio-Oeste”, que então alcançaria a Costa do Golfo e grande parte da parte oriental da nação até sexta-feira e o fim de semana.
mem/ifs/bm