Alberto Reina, subdelegado de Agricultura em Sancti Spiritus, informou que o plantio de tubérculos dobrará este ano com a incorporação de agricultores de sete dos oito municípios, com exceção de Trinidad, que ficou de fora do plano por falta de terras com as condições necessárias.
Reina explicou que serão plantados cerca de 20 hectares em Cooperativas de Crédito e Serviços, Cooperativas de Produção Agropecuária e Unidades de Base Produtiva.
A estratégia é atingir uma média de 20 toneladas por área, o dobro do ano passado.
Segundo o que se sabe, o programa de plantio para este período foi iniciado por Alexis Rodríguez, do município de Cabaiguán, e outros 28 camponeses se juntarão gradualmente, comprometidos em aumentar os rendimentos com o uso dos recursos naturais.
Explicou que as plantações seguem as experiências alcançadas pela Estação Experimental de Pastagens e Forragens Indio Hatuey, na província de Matanzas, em termos de preparo do solo, seleção de sementes e manejo.
A colheita da batata por este sistema se integra à estratégia nacional de incorporar linhas produtivas para atender demandas locais, já que o bloqueio dos Estados Unidos, mantido contra o país por mais de 60 anos, limita recursos e contribuidores internacionais para o desenvolvimento.
ro/rga/glmv