Em declarações à Prensa Latina, Acevedo expressou que os preparativos para sediar os jogos estão indo muito bem. “Desde que nos foi atribuído a sede tem sido um grande desafio. Enfrentamos situações complexas com o tempo e recursos limitados atribuídos, mas estamos a progredir e estamos satisfeitos”, sublinhou.
Sem pretensões, El Salvador pode dizer que são salvadores do jogo pelo esforço que o país deve fazer para enfrentar uma tarefa tão imensa em apenas dois anos dos quatro que geralmente são usados para superar esses desafios.
Em termos construtivos tivemos desafios, mas encontramos variantes para chegar à inauguração com tudo pronto para esta festa desportiva, disse Acevedo, que destacou o total apoio do Governo do Presidente Nayib Bukele.
Estamos tentando terminar as obras antes do início da época das chuvas e esperamos chegar a tempo com os recintos desportivos prontos para a muscle party, disse.
Como legado, ficarão as instalações desportivas renovadas e melhoradas, mas mais do que isso, ficarão as estruturas para continuar a organizar eventos de alto nível como estão a fazer com torneios de surf, futebol de areia, entre outras potencialidades. “Queremos que isso fique como legado”, destacou a diretoria.
O responsável disse que o país prepara os seus voluntários para apoiar os jogos. É extremamente importante preparar o staff para dar um bom suporte aos jogos e às delegações, acrescentou.
Como país, sabemos que os jogos serão uma plataforma para que o mundo nos reconheça como uma nação que busca uma cultura esportiva. O surfe, por exemplo, já nos coloca como palco de eventos de nível mundial, disse.
“Insisto que parte do nosso legado é que El Salvador se torne um local para vários esportes e eventos de classe mundial”, disse ele.
Temos o firme compromisso de receber as delegações e celebrar um evento de alto nível como merecem todos os atletas da região, afirmou.
Acevedo indicou que estão a ser criadas as condições ótimas para o serviço de imprensa, sendo que “vamos ter um centro de imprensa com todas as condições de conectividade e criamos condições para que todos os cenários estejam habilitados para essas necessidades”.
No próximo mês de Janeiro serão anunciados vários temas relacionados com os jogos, como a mascote, a imagem oficial dos jogos, a sua linha gráfica e outros elementos que lhe darão identidade, enquanto em Março terá início a acreditação de imprensa, disse Acevedo.
Isso vai realizar nosso sonho de ter jogos excelentes no próximo ano, disse ele.
“Esperamos vocês de braços abertos. Estamos fazendo esforços titânicos para oferecer o melhor serviço e atender a todos os requisitos técnicos para fazer jogos de excelência”, destacou Acevedo ao dar uma mensagem de boas-vindas aos participantes do evento do ano que vem.
A esse respeito, o cubano René Romero, assessor da Cossan2023, disse recentemente que “El Salvador é ótimo para salvar os jogos”, em referência ao desafio que representa uma nomeação dessa natureza.
mgt/lb/ls