Matanzas, uma das três províncias cubanas com melhores resultados no andamento da política de implementação do Programa Habitacional, prevê a conclusão de 1.350 moradias até o final do ano.
Segundo o coordenador de programas e objetivos do governo provincial, Hidobaldo Díaz, até o momento foram construídas 1.174 células habitacionais, mais de 600 delas na modalidade de esforço próprio, enquanto outras deste grupo estão em processos de construção para para cumprir o planejado.
Em relação aos subsídios, 125 são as casas concluídas por esta rota com recursos prioritários para bairros como La Marina, Paso del Medio, Pueblo Nuevo e Dubrocq, todos pertencentes ao município de Matanzas, disse.
Díaz destacou que a província entregará 10 casas às famílias afetadas pelo incidente ocorrido em agosto passado na Base Superpetroleira da zona industrial, após a perda total ou parcial de suas casas.
Entre os objetivos para o próximo ano estão a revitalização das zonas ribeirinhas do rio San Juan e o desenvolvimento da produção local de materiais de construção que permitam incrementar a construção de novas moradias, disse.
Criado há quatro anos, o Programa Habitacional de Cuba constitui uma das políticas prioritárias do país voltadas para a maximização dos recursos próprios dos municípios em benefício da população.
ro/ads/glmv