O anúncio foi feito na véspera pelo presidente Nicolás Maduro durante a entrega da casa 4.300.000, em um ato no município de Iribarren, Barquisimeto, estado de Lara, noroeste do país.
Os programas se chamam Arrienda Seguro e CrediTechos, o primeiro para proteger os proprietários de terras em todo o país e o outro para que os venezuelanos possam ter acesso ao teto de que precisam, o que “é uma urgência tão grande para a família”, disse ele.
O chefe de Estado afirmou que os detalhes serão explicados em janeiro do próximo ano e destacou que estão a trabalhar arduamente para os concretizar nesta nova fase de “renascimento nacional”, visível recuperação econômica e social e consolidação política.
Maduro ratificou que o compromisso é atingir ou ultrapassar cinco milhões de moradias por meio da Grande Missão Habitacional, projeto que considerou um grande instrumento para a construção do viver vivendo, do socialismo bolivariano e da verdadeira democracia.
O chefe de Estado assegurou que o governo bolivariano cumprirá essa meta em 2024 e anunciou que as 600 famílias afetadas pelas chuvas entre outubro passado e novembro receberão suas casas antes de 31 de dezembro.
“Assim exigi e vamos cumprir”, frisou o presidente, e reconheceu que outras 1.600 famílias vivem há anos em “abrigos dignos”, casos que deu ordem direta para resolver no primeiro trimestre do próximo ano.
Recordou que durante mais de um mês o país sofreu chuvas intensas que provocaram inundações, deslizamentos de terra e perda de habitações, e anunciou que no caso de Las Tejerías, estado de Aragua, foram destinados 2.610.000 euros para a sua reconstrução, que inclui a realocação de 174 famílias.
“Vamos fazer uma reconstrução completa dessa comunidade”, afirmou, e destacou que seguiu o exemplo do comandante Hugo Chávez (1954-2013) quando enfrentou algo imensamente superior em La Guaira (antes Vargas), em 1999.
Referindo-se à marca dos 4.300.000 habitações, o chefe de Estado disse que é fácil dizer, mas tem sido enorme e citou alguns dos recursos utilizados, como as mais de 14 milhões de toneladas de aço e mais de 34 milhões de toneladas de cimento investidos em sua construção.
jha/jcd/hb